Clique na foto para voltar

SAIBA O QUE É TERMOGRAFIA
 
Untitled Document

PRINCÍPIO

O princípio da termografia está baseado na medição da distribuição de temperatura superficial do objeto ensaiado, quando este estiver sujeito a tensões térmicas (normalmente calor). Medição esta que é realizada pela detecção da radiação térmica ou infravermelha emitida por qualquer corpo, equipamento ou objeto.

APLICAÇÕES

Atualmente a termografia tem aplicações em inúmeros setores; na indústria automobilística é utilizada no desenvolvimento e estudo do comportamento de pneumáticos, desembaçador do pára-brisa traseiro, freios, no sistema de refrigeração, turbo, etc.. Na siderurgia tem aplicação no levantamento do perfil térmico dos fundidos, durante a solidificação, na inspeção de revestimentos refratários dos fornos.

Na indústria aeronáutica é utilizada no ensaio de materiais compostos para se detectar dupla laminação ou outros tipos de rupturas. Pontos quentes assim como falhas de coesão em componentes elétricos e eletrônicos podem ser determinados através da termografia.

A indústria química emprega a termografia para a otimização do processo e no controle de reatores e torres de refrigeração.

As aplicações na engenharia civil incluem a avaliação do isolamento térmico de edifícios e a possibilidade de se determinar detalhes construtivos das construções, etc. Nas artes o método tem se mostrado de grande valia na detecção de descascamento de pintura e de massas reconstituintes bem como no diagnóstico geral para conservação e restauração.

TÉCNICAS DE ENSAIO

A termografia é uma das técnicas de inspeção chamada de: Técnicas de Manutenção Preditiva definida por alguns como uma atividade de monitoramento capaz de fornecer dados suficientes para uma análise de tendências.

As técnicas termográficas geralmente consistem na aplicação de tensões térmicas no objeto, medição da distribuição da temperatura da superfície e apresentação da mesma, de tal forma que as anomalias que representam as descontinuidades possam ser reconhecidas. Duas situações distintas podem ser definidas:

ü Tensões térmicas causadas diretamente pelo próprio objeto durante a sua operação: equipamento elétrico, instalações com fluído quente ou frio, isolamento entre zonas de diferentes temperaturas, efeito termoelástico, etc.

ü Tensões térmicas aplicadas durante o ensaio através de técnicas especiais (geralmente aquecimento por radiação ou condução) e certas metodologias a serem estabelecidas caso a caso, para que se possa obter boa detecção das descontinuidades.

Em ambas situações é necessário haver um conhecimento prévio da distribuição da temperatura superficial (ou pelo menos que possa ser assumida com uma certa segurança), como um referencial comparativo com a distribuição real obtida durante o ensaio. O caso mais simples ocorrerá quando a distribuição da temperatura for uniforme e as descontinuidades se manifestarem como áreas quentes (por exemplo: componentes com maior resistência elétrica em uma instalação), ou áreas frias (fluxo interno de ar nos materiais).

 

 ANÁLISE DE CAMPO
 
O trabalho de campo permite detectar o calor emitido por qualquer objeto estático ou em movimento por menor que seja, em qualquer lugar dos equipamentos ou instalações através de imagens por raios infravermelhos. O trabalho de campo é realizado com câmeras termográficas de última geração.
ANÁLISE DAS ANOMALIAS
 
Depois do trabalho de campo, todos os pontos visualizados por nossos equipamentos serão analisados por meio de software específico de análise profunda das anomalias. Estas imagens computadorizadas são convertidas em fotografias padrão, tornando possível a pesquisa e detecção de performance em tempo real de cada ponto do equipamento ou da instalação.
SOLUÇÃO DAS ANOMALIAS
 
Logo após a análise computadorizada que revela os pontos de fuga dos equipamentos em foco, a Vattimo fornece o diagnóstico e apresenta as possíveis soluções técnicas.


OS BENEFÍCIOS DESTA AVALIAÇÃO TÉCNICA SÃO:


• Permite antecipar danos que possam causar elevados custos nos reparos;

• Permite em advertir problemas em potencial, reduzindo o investimento na estocagem de materiais;

• Permite corrigir problemas que causam perda e consumo de energia em excesso.

• Inspeção de uma grande quantidade de equipamentos e em curto período de tempo;

• Avaliação das cargas nos painéis elétricos com fácil diagnóstico durante o funcionamento dos equipamentos;

• Apoio a equipe de manutenção na avaliação da qualidade de serviços executados;

• Permite um planejamento para a execução dos serviços em uma parada de manutenção programada;

• Permite detectar problemas evitando a queima desnecessária de componentes ou equipamentos;

• Redução de paradas não programadas e maior disponibilidade dos equipamentos para a produção;

• Permite evitar acidentes com perdas materiais ou pessoais;

[email protected] - Tels: 21-2610-8024 | Nextel: (21) 964630668 - ID:91*9991 | (21) 964306448 - ID:91*9993  

A EMPRESA | MISSÃO | VISÃO | VALORES | WEBMAIL | ADMIN | VATTIMO NO TWITTER